quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Uma estrela diferente brilha em nossas terras

A 32ª Mostra de Cinema de São Paulo teve uma diferença que a destacou de outras edições. O diretor alemão Wim Wenders, expoente do chamado “Novo Cinema Alemão” foi convidado a escolher 15 filmes para exibição da mostra, além de receber o Troféu Humanidade, o qual já premiou Manoel de Oliveira, Eduardo Coutinho e Amos Gitai.

No dia 21, Wenders falou aos estudantes da FAAP junto do organizador Leon Cakoff. A aluna
Laila Pas, do curso de cinema da faculdade, se sentiu honrada pela presença ilustre, que ela classificou como um dos grandes nomes entre os cineastas. “Só pela oportunidade de ter um cineasta desse porte no Brasil, em um evento organizado por brasileiros, traz visibilidade para o mercado daqui”. Ela também destacou os temas “humanitários”, os sentimentos e as escolhas do indivíduos tratados em seus filmes. "A vinda dele prova que a trajetória da Mostra nesses 32 anos para trazer filmes do mundo todo, sua luta contra a censura, tudo valeu a pena".

Segundo a estudante, a Carta Branca foi uma escolha pessoal de Cakoff, o qual disse no debate que sua trajetória pelo mundo do cinema se confunde com os filmes do diretor. “Wenders disse que mandou a lista e logo em seguida falou com Carkoff, disse que havia mudado ela, que era difícil escolher os melhores”. Entre os escolhidos, são dele apenas seu novo filme, Palermo Shooting e Invisíveis, no qual assina um episódio.

Em recente sabatina à Folha, Wenders afirmou que escreve roteiros falsos para conseguir o financiamento para um filme, mas que logo os descarta, pois prefere fazer filmes sem planejamento, para captar melhor a realidade. Asas do Desejo, ganhador de prêmios em Cannes e em vários festivais europeus, foi citado pelo diretor sobre como uma obra sua sem roteiro. Paris, Texas, outra de suas obras mais importantes, foi feita com um final planejado que ele classificou de "ridículo", para ter um roteiro para mostrar aos investidores.


Palermo Shooting trata da jornada de um fotógrafo que é perseguido pelo tema da morte até a cidade siciliana de Palermo, onde ocorre um Festival da Morte, em que começa a lidar com isso de outra forma.

Veja o trailer:

Nenhum comentário: