quarta-feira, 15 de outubro de 2008

[Perfil] Marçal Aquino

Escritor, roteirista e jornalista free-lance, Marçal Aquino adaptou os livros Até o dia em que o cão morreu, de Daniel Galera e O cheiro do ralo de Lourenço Mutarelli para os respectivos filmes, Cão sem dono (2007) e O Cheiro do Ralo (2006) com Selton Mello. Além disso, Aquino escreveu O Invasor (2002) dirigido por Beto Brant, que virou posteriormente um livro homônimo. Outros trabalhos com Beto Brant foram: Crime delicado (2005) com Marco Ricca, Ação entre amigos (1998) e Os matadores (1997).

O escritor-roteirista de 1958 é natural de Amparo-SP, e lá começou a escrever para jornais da cidade. Posteriormente, foi repórter e redator de futebol no Estadão, e, logo depois, subeditor de Geral-cidade, comportamento e polícia do Jornal da Tarde. Essa experiência como jornalista deu lastro às criações de thrillers policias muito apreciados por alguns diretores brasileiros.

A primeira obra de Aquino foi um livro de poesias, Por bares nunca dantes naufragados (1985). O escritor ganhou o V Prêmio Bienal Nestlè de Literatura – Conto (1991) pelo livro As fomes de Setembro e o Prêmio Jabuti 2000 por O amor e outros objetos pontiagudos, e atuou como consultor no IV Laboratório de Roteiros Sundance/Riofilme em 2002 a convite do Sundance Institute, e é, também, membro da associação Autores de Cinema.

Seu trabalho mais recente para o cinema é o roteiro de Cabeça a Prêmio, que está em fase produção e sendo dirigido por Marco Ricca no Mato Grosso do Sul. O roteiro do filme é baseado em livro homônimo de Aquino.

Confira um trecho do filme O Invasor (2002) interpretado por Alexandre Borges e Marco Ricca:



Link: http://www.youtube.com/watch?v=efenlo9Zc1s

Nenhum comentário: