segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Apresentação: Concepção do Projeto

O título 'Histórias de Roteiristas: as histórias de...' foi formulado configurando a filosofia do próprio projeto. O Projeto propõe a pesquisa na área de roteiro de cinema / teledramaturgia / narrativa audiovisual brasileiros. Falaremos de cineastas, roteiristas e contadores de histórias que contam histórias sobre si mesmos.

O tema que abordamos - o roteiro - é parte de uma busca constante na criação, na arte e na prática do Cinema. O cinema brasileiro já foi severamente criticado pela exclusão técnica/ tecnológica, do domínio da linguagem e de idéias. Nos idos de 80, estudiosos e profissionais deixavam de apontar a baixa qualidade da filmografia nacional apenas à inferioridade técnica, que se aprimorava. A partir daí um novo caminho começou a ser delineado em busca da qualidade do cinema nacional através da revisão do roteiro como um processo autenticamente cinematográfico e condutor do que veio a ser a “nova safra” do cinema/TV/ audiovisual.

Novos estudos e pesquisas também refletem um movimento que se manifesta rumo ao resgate e à reorientação de valores. Por exemplo, em dado momento da história do cinema o modelo do "roteiro sob medida" foi relativamente, se não abandonado, desprezado em favor da primazia da "mise-en-scène". Esses estudos também nos permitem as reflexões sobre criação, processo de produção e de comercialização desde o roteiro à distribuição final nas diversas mídias audiovisuais. O ponto de vista da pesquisa centraliza o valor do roteiro, um ponto pelo qual se devesse passar obrigatoriamente para pensar o cinema/ audiovisual.

A meta é dar início ao estudo do cinema brasileiro, segundo a realização artística daquele que idealiza o filme, o roteirista; traçar um painel com o perfil do universo dos roteiristas brasileiros e contribuir para o registro da memória da trajetória do cinema nacional.

Os objetivos específicos são investigar a produção artística/ técnica de cada nome individualmente, identificar os processos criativos, sua trajetória pessoal e/ou profissional, traçar seu perfil, discutir os resultados de seus trabalhos nos filmes e divulgar o roteirista ‘oculto’ em cada obra comentada ou no conjunto das obras com as quais ele contribuiu.

As formas de apresentação dos resultados destas pesquisas são textos, relatórios, vídeos documentários (objeto principal), fotos, internet.

Componentes da Pesquisa

I - Docentes (ordem alfabéticA):
Ariane Daniela Cole (2006/ 07)
Edson Capoanao (2008/ 09)
Fernanda Nardy Bellicieri (2008/ 09)
Glaucia Eneida Davino (concepção e coordenação)

II - Alunos (ordem Alfabética)
Diego Estrella (colaborador do blog, sem vínculo oficial com o Mackpesquisa)
Guilherme Reed Rocha (voluntário - participação de curta duração)
Juliana de Morais (bolsista - produção fotográfica)
Karla Maria de Souza (voluntário - participação de curtíssima duração)
Leonardo Francisco Rolim Costa (bolsista - coordenador do blog)
Luis Eduardo Lamaneres Catenacci (voluntário, sem bolsa - desenvolvimento de site)
Raoni Macedo Boris (voluntário, sem bolsa - participante ativo do blog)

Texto: Profa. Dra. Gláucia Davino

Nenhum comentário: