segunda-feira, 13 de outubro de 2008

[Perfil] Bráulio Mantovani

Bráulio Mantovani é formado em Letras pela PUC-SP e especializado em roteiro pela Universidade Autônoma de Madri, atuando como roteirista profissonal desde 1987. É autor da adaptação do livro Cidade de Deus (2002) e de Última Parada 174 (2008) - longa de Bruno Barreto que estréia dia 24 deste mês e selecionado pelo MinC para concorrer ao Oscar 2009 na categoria de melhor filme em língua estrangeira.

O paulistano de 1963, nascido no bairro do Ipiranga, destacava-se na escola pelo talento com redações e poesia. Passou a morar em São Bernardo do Campo aos 15 anos, e lá, formou-se em eletrotécnica, chegando a lecionar para o sindicato de metalúrgicos. Mantovani descobriu o teatro antes que o cinema. Participou de grupos de teatro e promovia performances estudantis dentro da PUC onde havia passado em Letras. Teve uma crítica elogiosa pela Folha de S. Paulo dos anos 80, ao atuar como Dionísio na peça Lusíadas or not Lusíadas? com estréia no Teatro Sérgio Cardoso.

Trabalhou em Nova Iorque com Zbig Rybczynsky - diretor polonês de filmes experimentais na época - como assistente de produção, câmera e direção.

Depois de NY, o roteirista rumou à Espanha onde estudou roteiro e escreveu uma peça de nome Menecma (sinônimo de sósia). Quando regressa ao Brasil, seu escrito é lido por Fernando Meirelles, que o convida para adaptar o livro Cidade de Deus, de Paulo Lins, às telas. Por esse feito, o roteirista tem sua obra indicada à categoria de melhor roteiro adaptado na edição 2004 do Oscar.

Além desses trabalhos, Mantovani colaborou com o roteiro do recente Linha de Passe (2008) dirigido por Walter Salles, co-roteirizou O Ano em Que Meus Pais Saíram de Férias (2006) e o polêmico Tropa de Elite (2007). Roteirizou, também, programas educativos para a TV Cultura, Canal Futura e TV Escola.

Abaixo, o trailer de Última Parada 174:



Mais sobre Bráulio e seus trabalhos:
# Autores de Cinema
#
IMDb
#
Fernanda Torres fala de Mantovani (Revista Piauí)
#
Marcelo Tas entrevista Mantovani (UOL Cinema)

Crédito: Ilustração retirada da Internet

Nenhum comentário: