quarta-feira, 12 de novembro de 2008

[Perfil] Helvécio Ratton

Nascido na bucólica Divinópolis, Minas Gerais, em 1949, Helvécio Ratton, formou-se em Psicologia, mas ficou mundialmente conhecido como cineasta. Começou a trabalhar com cinema "por paixão e por acaso. Desde a infância, os filmes tiveram muita importância em minha vida", conta.

Na adolescência, teve que ir morar no Chile como exilado político, por sua participação política na faculdade. Lá retomou os estudos de Economia, até que uma tarde, no centro de Santiago, um amigo chileno estava formando uma equipe lhe convidou pra trabalhar com ele. Helvécio aceitou e trabalhou como assistente de produção no departamento de arte. Depois dessa experiencia não parou mais. Trabalhou para a Chile Films na produção de diversos curtas, onde fazia a produção a roteiro. Voltou em 75 para o Brasil, onde fez diversos filmes publicitários e documentários institucionais, enquanto não conseguia fazer seus próprios filmes.

Hoje seus filmes estão entre os nacionais mais premiados mundialmente. Sua estréia na direção de um longa-metragem foi com "A Dança dos Bonecos" (1986), premiado em Brasília, em Gramado e em festivais na Itália, na Alemanha e em Portugal. Sua volta aos filmes infantis foi quando cuidou da direção de "Menino Maluquinho" (1995), inspirado no personagem criado por Ziraldo. Fundou a Quimera Filmes, em sociedade com Simone Matos, onde rodou "Amor & cia." (1998), baseado em Eça de Queirós, premiado nos festivais de Brasília e Mar del Plata.

Para Ratton, o público vai ao cinema por causa dos atores, por isso seu pensamento é o oposto de muitos cineastas, para ele o que mais importa em seus filmes são os atores, sendo privilegiados e sendo sempre centro da produção.

"Busco narrar através de imagens, procuro material visual todo o tempo, até mesmo durante o processo de escrita do roteiro. Vejo fotos, filmes, visito locações e ver tudo isso vai condicionando a própria criação do texto. A visualização, portanto, não é para mim um processo que ocorre depois do roteiro estar pronto, mas sim durante sua própria criação", revela em entrevista ao Site de Cinema.

Para a televisão trabalhou na direção e no roteiro de "O Casamento de Iara" (2004). Seu último trabalho nos cinemas foi o longa-metragem "Pequenas Histórias" (2007), que conta a história de uma bordadeira, que na varanda de uma fazenda, conta histórias de humor e magia.

Vale citar que o critico de cinema Pablo Villaça escreveu uma biografia sobre Helvécio, que ganhou lançamento em evento especial durante a 29ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

FILMOGRAFIA
Direção:
# Pequenas Histórias (2007)
# Batismo de Sangue (2006)
# O Casamento de Iara (2004) [TV]
# Uma Onda No Ar (2002)
# Amor & Cia (1998)
# Menino Maluquinho - O Filme (1994)
# A Dança dos Bonecos (1986)
# Em Nome da Razão (1979) [Curta-metragem]

Roteirista:
# Pequenas Histórias (2007)
# Batismo de Sangue (2006)
#
O Casamento de Iara (2004) [TV]
# Uma Onda No Ar (2002)
# A Dança dos Bonecos (1986)

Produtor:
# Batismo de Sangue (2006)
# Noites do Sertão (1984)
# Idolatrada (1983)

Segue abaixo dois vídeos com uma entrevista que Renato Silveira, co-editor do Cinema em Cena, fez com o cineasta Helvécio Ratton e o trailer do longa-metragem "Pequenas Histórias".


TRAILER: "PEQUENAS HISTÓRIAS"

Link: http://www.youtube.com/watch?v=FpqmHcDcxSk

Nenhum comentário: