terça-feira, 11 de novembro de 2008

Leopoldo Serran na Cinemateca!

"A Grande Cidade", "Dona Flor e Seus Dois Maridos", "Bye Bye Brasil", "O Quatrilho", "O Que É Isso, Companheiro?". Esses são filmes fundamentais na história do cinema brasileiro. Refletem bem épocas específicas e tiveram considerável repercussão quando foram lançados. Mas, a par de suas temáticas completamente diferentes, o que esses filmes têm em comum? Todos eles foram escritos ou co-escritos por um dos mais destacados autores do cinema nacional, Leopoldo Serran. Falecido no último mês de agosto aos 66 anos devido a um câncer no fígado, Serran recebe essa semana uma homenagem da Cinemateca Brasileira, com a exibição de 9 filmes que tiveram o carioca formado em Direito como autor.

A partir dessa quarta-feira (12) e até domingo, o público paulistano terá a oportunidade de conhecer (ou rever) alguns títulos que, incontornavelmente, fazem parte dos clássicos de nossa cinematografia. "Dona Flor e Seus Dois Maridos" (1976), dirigido por Bruno Barreto, por exemplo, é até hoje a maior bilheteria nacional, com mais de 10 milhões de entradas. Considerando todos os filmes lançados no Brasil, só perde para "Titanic" (1997), de James Cameron e "Tubarão" (1975), de Steven Spielberg. Em 1975, recebeu o prêmio da APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) pelo roteiro de "A Estrela Sobe", juntamente com Cacá Diegues, Bruno Barreto e Isabel Câmara.

Serran não escreveu apenas roteiros para cinema. Também trabalhou em seriados televisivos, como "A Máfia no Brasil" (1984), "Engraçadinha...Seus Amores e Seus Pecaods" (1995), baseado no texto de Nelson Rodrigues e "Carga Pesada" (2003).

Em relação à programação da Cinemateca, vale dar dois destaques. O primeiro é "Na Boca do Mundo" (1978), de Antônio Pitanga, mais conhecido do público como ator. O longa será exibido em DVD, pois, como informa o site da Cinemateca, não existem cópias em película. O segundo é "Desesperato" (1968), de Sérgio Bernardes Filho, filme pouco conhecido e que será passado em uma cópia 35 mm restaurada.

Confira a programação completa no site da Cinemateca.

Nenhum comentário: