segunda-feira, 9 de março de 2009

Horton Foote: Roteirista norte-americano, morre aos 92 anos

O roteirista norte-americano, Horton Foote, faleceu na última quarta-feira (04 de Março), aos 92 anos, em Hartford, no estado de Connecticut. Foote tinha sido casado com Lillian Vallish Foote, de 1945 até 1992, ano que sua esposa faleceu. Com ela ele teve quatro filhos, todos atores, com quem ele trabalhava.

Seu trabalho foi reconhecido pela Academia, quando conquistou seu primeiro Oscar em 1963, quando o filme "O Sol é Para Todos" saiu vitorioso com o prêmio de Melhor Roteiro Adaptado, vencendo de "Lawrence da Arábia" (vencedor de melhor filme e direção do ano). Vinte anos depois, novamente conquistou mais uma estueta de Melhor Roteiro Original por "A Força do Carinho", filme estrelado por Robert Duvall, que saiu com o prêmio de melhor ator por sua interpretação no longa.

Quando soube da morte de Foote, o ator Robert Duvall em entrevista ao 'The New York Times', declarou que "a voz de Horton era a grande voz americana. Era própria de seu estado ou região de origem, mas também universal".

Nascido em 14 de Março de 1916, Albert Horton Foote, Jr., teve seu trabalho reconhecido nos cinemas com a adaptação de "O Sol é Para Todos", mas também produziu peças para Broadway, Off-Broadway, Off-Off-Broadway e em muitos teatros regionais. Além disso, escreveu adaptação de alguns livros.

Crédito: Ilustração retirada da Internet

Nenhum comentário: