terça-feira, 17 de março de 2009

Políticas de roteiro cinematográfico geram polêmica

Foi encerrado – nessa segunda-feira, 16 – o prazo de inscrição de roteiro ficcional de longa-metragem pela Secretaria de Audiovisual, a SAV. O Edital de Desenvolvimento de Roteiro desse ano gerou incômodo nos associados da AR, organização de roteiristas de cinema de televisão do Rio de Janeiro, que sugeriu um boicote ao edital da SAV por discordar das políticas de roteiro do Ministério da Cultura.

A POLÊMICA

Em matéria do jornal O Globo, o diretor da Associação de Roteiristas, Marcílio Moraes, além de sugerir o boicote, diz que as políticas da SAV pouco contemplam os profissionais de roteiro, e ainda critica o regionalismo como fator de seleção.

Em seu site, a AR publica um documento que, além de trazer uma série de propostas para melhorar as políticas de desenvolvimento de roteiro no Brasil, fala que “a decisão [boicote] se dá após o esgotamento das tentativas de negociação com a Secretaria do Audiovisual”, e que “a Secretaria de Audiovisual do MinC não atendeu nenhuma das nossas [deles] reivindicações”.

RESPOSTA

A SAV comenta em matéria do site Tela Viva News, que estranha a atitude da associação justamente por ela ser representada no Conselho Consultivo, e que não recebeu da entidade propostas para a melhora das minutas de editais. “Estamos permanentemente abertos ao recebimento de novas sugestões para desenvolvimento de nossas políticas, conforme informamos em carta enviada a AR, em 19 de janeiro último, à qual até o momento não foi respondida”, declarou a SAV.

Apesar das reclamações acerca da regionalização das políticas, a Secretaria diz que tem como prioridade a inclusão e a nacionalização.

DISCORDÂNCIA

A Associação Autores de Cinema (AC), de São Paulo, que reúne apenas roteiristas cinematográficos, manifestou-se logo após a publicação da matéria n’O Globo, publicando em seu blog uma carta ao secretário da SAV, Silvio Da Rin.

Nela, o vice-presidente da AC, David França Mendes deixa claro que “embora também tenha [a AC] críticas ao edital de desenvolvimento de roteiros de longa-metragem recentemente publicado, não está alinhada à Associação de Roteiristas (AR) na sua proposta de boicote”. Além disso, a organização diz esperar a retomada, o mais breve possível, da discussão sobre as políticas de roteiro e outros temas referentes, propondo um encontro com o então secretário.

Nenhum comentário: