sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Como escolher o melhor roteiro?

Em 2006, o Writer’s Guild of America elegeu Casablanca como o filme com o melhor roteiro da história. Segundo o site oficial da entidade, sua eleição foi resultado de uma enquete realizada com seus membros, no qual cada um fazia uma lista com seus 10 melhores filmes. Existem diversas listas como essa, das mais variadas fontes, cada uma elegendo os mais diferentes titulos como o melhor do ano, do século, aquele que deve ser visto antes de morrer, entre outras adjetivações. Diante dessa quantidade, surge a dúvida: o que torna um roteiro melhor que os outros, sendo que são tantos dos mais variados estilos e linguagens?

Segundo a Profa. Dra. Gláucia Davino, da Universidade Presbiteriana Mackenzie, são vários os critérios para se avaliar uma produção, como “quem julga, elementos técnicos, época, tipo de festival, a importância do filme na cinematografia, gosto e política”. Ela aponta a característica que costuma ser considerada, que é uma trama que se mostre surpreendente ou inovadora na época do lançamento do filme. Ela cita Pulp Fiction como exemplo: “todos adoraram e eu perguntava para meus alunos qual era a história , quem era o protagonista, e ninguém sabia bem dizer o que exatamente fazia do filme um cult de roteiro”.

Outros fatores também podem interferir na escolha, pois o roteiro é apenas uma parte de uma produção, e portanto seu diretor e estúdio irão lhe dar aspectos diferentes ao imaginado pelo roteirista. Logo, uma superprodução e um filme independente são vistos de outra forma. “Os filmes independentes que se originam de bons roteiros, acabam tendo um destaque, porque mesmo sem dinheiro, o roteiro sustenta o filme”, destaca Gláucia.

Nenhum comentário: