quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Conheça os vencedores de melhor roteiro do 19º Cine Ceará

Aconteceu ontem, terça-feira dia 04 de Agosto, o anuncio dos vencedores da mostra competitiva de longa-metragem e de curta-metragem do 19º Cine Ceará - Festival Ibero-Americano de Cinema. Na categoria de melhor roteiro de longa-metragem, o grande vencedor foi "O Homem que Engarrafava Nuvens", de Lírio Ferreira.

O documentário-musical fala sobre a vida e a obra do compositor, advogado, deputado federal e criador das leis de direito autoral, Humberto Teixeira, também conhecido como "O Doutor do Baião" por ser o autor de clássicos populares como "Asa Branca", "Qui nem jiló", "Juazeiro", "Assum Preto", "Baião", "Kalu", entre outras canções.

Dirigido e roteirizado por Lírio Ferreira, o longa conta com a participação de Humberto Teixeira, Bebel Gilberto, Caetano Veloso, Chico Buarque, Cordel do Fogo Encantado, David Byrne, Fagner, Gal Costa, Gilberto Gil, Lenine, Maria Bethânia, Rita Ribeiro, Sivuca, Wagner Tiso e Zeca Pagodinho.

Na categoria curta-metragem, o prêmio de melhor roteiro foi para René Guerra, por "Os Sapatos de Aristeu", curta de ficção que conta com Berta Zemel, Denise Weinberg, Greta Star, Phedra D. Córdoba e Renato Turnes no elenco.

No curta, o corpo de uma travesti morta é preparado por outras travestis para o velório. A família, após receber o corpo, decide enterrá-lo como homem. Uma procissão de travestis então se encaminha para o velório para reclamar a identidade construída da falecida.
Confira a lista completa de vencedores do 19º Cine Ceará

Nenhum comentário: