quinta-feira, 2 de julho de 2009

Toda ficção tem uma certa realidade

Na última sexta-feira, estreou nos cinemas de todo o Brasil o drama baseado em fatos reais "Jean Charles", longa que marca o cinema nacional como a primeira co-produção cinematográfica entre Brasil e Inglaterra.

Durante a coletiva de imprensa em São Paulo para divulgar o filme, um dos roteiristas do longa-metragem falou um pouco sobre o fato de adaptar uma história real para os cinemas, sendo que para ele, todo filme de um certo modo é baseado em algum fato real que aconteceu. "Praticamento todos os filmes são baseados em fatos reais, mesmo que seja uma história adaptada. A realidade é que permite o cinema existir, pois sempre nos inspiramos em algo ou em alguém", explicou Marcelo Starobinas, que escreveu o roteiro do longa ao lado do diretor Henrique Goldman.

Marcelo é jornalista e já trabalhou em veículos como a Folha de S. Paulo e a BBC, e trabalhar na criação do roteiro do longa foi uma experiência inédita, pois ele nunca tinha escrito um roteiro antes. De acordo com a assessoria da Imagem Filmes, antes de começarem a criar o roteiro, os roteiristas tiveram que entender quem era Jean Charles e para isso foram feitas entrevistas com os primos Vivian, Alex e Patricia e com amigos de Jean em Londres.

Além disso, eles também foram para Gonzaga, a cidade-natal de Jean, em Minas Gerais, para conversar com os seus pais e o irmão. De acordo com Marcelo, falar com a família do protagonista dessa trágica história foi fundamental para o filme, pois "a gente tinha uma preocupação grande de que eles estivessem conosco nesse filme, ou seja, eles já sofreram demais com a morte do Jean Charles, e em nenhum momento a gente queria fazer um filme que pudesse de alguma forma soar ofensivo e trazer mais dor a eles."

"Então, a gente teve sempre
essa preocupação, a cada novo draft do roteiro, a cada avanço que a gente fazia e trazia alterações, eu e o Henrique marcávamos reunião, sentávamos com todos os primos, para ler o roteiro do começo ao fim, ou contar o roteiro, e sentir deles o que gostavam e o que não gostavam. E a partir dessa reação deles, muitas coisas foram mudando e tomando forma sempre num desejo de respeitá-los, mas também no desejo de contar uma história que fosse contundente e que não fosse uma história que mostrasse o Jean Charles como um anjo, um herói, alguém que fosse além dos erros que o ser humano é capaz de cometer", concluiu o roteirista explicando como foi o processo para a criação do roteiro.

"Jean Charles", acompanha as experiências de diversos brasileiros que, em busca do sonho de uma vida melhor, arriscam viver longe de seu país. Contando não apenas com seus próprios esforços, mas principalmente com a alegria e criatividade - características marcantes do povo brasileiro.

Abaixo segue o trailer do longa-metragem, que se encontra em cartaz nos cinemas.


Nenhum comentário: