terça-feira, 12 de maio de 2009

Roteirista Jean-Claude Bernardet estrela o longa "FilmeFobia" chega aos cinemas nacionais

Estreou no dia 1º de maio de 2009, o longa-metragem nacional "Filmefobia" o grande vencedor do 41º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, que aconteceu em Novembro de 2008.

Com direção de Kiko Goifman, o longa nacional é seu primeiro trabalho na área de ficção e conta com a participação do roteirista Jean-Claude Bernardet como ator principal. O filme participou de importantes festivais internacionais (Locarno, Rotterdam, Copenhagen, Cuba etc.) e foi destaque na mídia brasileira ao vencer de cinco candangos em Brasília (Melhor Filme do Júri Oficial; Melhor Filme da Crítica; Melhor Montagem; Melhor Ator e Melhor Direção de Arte).

Jean-Claude é considerado por muitos um dos maiores teóricos do cinema e agora tem a chance de estrelar pela primeira vez o filme como ator principal, papel esse que lhe garantiu o prêmio de melhor ator no festival de cinema de Brasília. Seu personagem lidera a experiência e acredita que a única imagem verdadeira atualmente é a de um fóbico diante de sua fobia. Algumas dessas características que podem ser encontradas na vida real do próprio Jean-Claude.

O grande destaque é que "FilmeFobia" se constrói como um making of deste documentário fictício. O site oficial apresenta diversas informações sobre a produção e para saber mais informações sobre os bastidores a dica é acessar ao blog do filme, que teve seu último post feito no dia 01 de Novembro de 2007.

Distribuído pela Polifilmes, o longa teve o roteiro feito em parceria entre Hilton Lacerda ("Baixio das Bestas") e Kiko Goifman, que escreveram juntos e antes das filmagens esse roteiro foi extremamente simplificado e transformado num tipo de guia de filmagem, utilizado apenas para facilitar e ajudar no trabalho com os atores. O roteiro contou com várias histórias reais recolhidas a partir de e-mails que os roteiristas receberam por e-mail.

Sinopse Oficial: Fobia de avião, talassofobia (medo do mar), fobia de cobras, fobia de sangue, fobia de agulhas, fobia de pombos, fobia de penetração, fobia de botões. Jean-Claude Bernardet (um dos principais estudiosos de cinema do Brasil) atua no filme como Jean-Claude, o diretor de um documentário que explora os limites psicológicos, contrapondo a fobia das pessoas com situações fortes, emocionalmente violentas. A principal idéia do diretor do documentário que acontece dentro do filme é que a única imagem autêntica hoje em dia é a de um ser humano em contato com a sua própria fobia. Os gestos erráticos e fora de controle dos fóbicos trariam a verdade da imagem. Fonte: Site oficial

Nenhum comentário: